quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mandatory Profile (Perfil Obrigatório)


O que é o Mandatory Profile (Perfil Obrigatório) ?
É um perfil que não é atualizado quando o usuário faz logoff. Ele é descarregado para o Desktop (Área de Trabalho) do usuário sempre que o usuário faz logon, ele deve ser criado pelo administrador e atribuído a um ou mais usuários para criar perfis de usuários consistentes ou específicos do trabalho. Somente participantes do grupo Administrators (Administradores) podem alterar o tipo dos perfis. Se o usuário efetuar logon usando um Mandatory Profile em qualquer máquina da rede, todas as alterações nas configurações do Desktop (Área de Trabalho) não serão salvas.

Onde posso usar ?
Você pode usar em um ambiente com Domínio do Active Directory ou com um Domínio do Windows NT 4.0, e até mesmo em uma rede de Workgroup (Grupo de Trabalho). Nesse artigo você irá aprender como criar um Mandatory Profile em um ambiente com Domínio do Active Directory.

Para criar um Mandatory Profile (Perfil Obrigatório) siga os passos abaixo:

1. Abra o Active Directory Users and Computers. Para carregar a tela como mostra a figura 1.1.



Figura 1.1


2. Crie um usuário chamado "MODELO". Esse usuário será necessário para que você possa criar um perfil pré-configurado.

3. Efetue logon com o usuário "MODELO" em um computador com o Windows XP Professional, e faça as configurações necessárias as quais serão aplicadas para os usuários que receberão o perfil obrigatório, como, por exemplo, defina um papel de parede padrão para a sua empresa, configure as impressoras, e em seguida efetue logoff.

4. No servidor com Windows Server 2003, abra o Windows Explorer e crie uma pasta compartilhada e defina as permissões de Full Control (Controle Total) em nível de Compartilhamento para o grupo Everyone (Todos) e Modify (Modificar) em nível de permissão NTFS para o grupo Everyone (Todos). No meu exemplo eu criei uma pasta chamada "Perfis". Após criar e compartilhar a pasta feche o Windows Explorer.

5. No computador com o Windows XP Professional, efetue logon com o usuário Administrator (Administrador) local.

6. Clique com o botão direito do mouse em My Computer (Meu Computador) e selecione a opção Properties (Propriedades), e em seguida clique na guia Advanced (Avançado). Na área User Profiles (Perfil de Usuário), e em seguida, clique no botão Settings (Configurações).

7. Selecione o Perfil chamado "MODELO", e em seguida clique no botão Copy To (Copiar Para). Como mostra a figura 1.2.


Figura 1.2


8. Na caixa de diálogo Copy To (Copiar para) no campo Copy profile to (Copiar o perfil para), como mostra a figura 1.3, digite o caminho UNC do compartilhamento, como por exemplo:

\\Servidor\Compartilhamento\NomedoPerfi

Servidor é o nome da máquina onde você criou o compartilhamento.
Compartilhamento é o nome do compartilhamento que você criou no item 4.
NomedoPerfil é nome do perfil modelo criado anteriormente.


9. No item Permitted to use (Uso Permitido) clique no botão Change (Alterar), e defina que o grupo Everyone (Todos) terá acesso para alterar o perfil, e em seguida clique no botão OK da caixa de diálogo Copy To (Copiar Para). Feche todas as caixas de diálogo.

10. No servidor abra o Windows Explorer e localize a pasta compartilhada onde você salvou o perfil e altere o arquivo ntuser.dat para ntuser.man.

11. Abra o Active Directory Users and Computers e clique duas vezes sobre um usuário que você pretende implementar o Mandatory Profile.

12. Clique na guia Profile (Perfil), e no campo Profile Path (Caminho do Perfil), digite o caminho UNC que você digitou no item 8, e em seguida clique em OK. Como mostra a figura 1.4.


Figura 1.4


13. No computador com o Windows XP Professional efetue logon com a conta que você acabou de definir o Mandatory Profile. O resultado será um perfil personalizado por você, no qual o usuário não conseguirá salvar as alterações feitas no seu Desktop quando ele efetuar logoff.


Observação:
Esse tutorial foi desenvolvido baseado em um cliente Windows XP Professional e um servidor Windows Server 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário