quinta-feira, 2 de julho de 2009

Shadow Copies (Cópias de sombra)



Este novo recurso vai ajudar e muito os administradores para voltar às versões anteriores de um arquivo que foi modificado por engano. O objetivo do Shadow Copies não é substituir os backups feitos na rede, e sim agilizar a restauração dos dados de um arquivo. Essa é uma das novidades que está presente no Windows Server 2003.

O Shadow Copies (Cópias de sombra) é um recurso que quando ativado em um volume ou partição ele tira uma foto do estado do volume ou partição. Ele não faz uma cópia ou backup e sim ele registra o estado do volume ou partição. Na verdade ele irá criar várias versões do mesmo arquivo, conforme o agendamento programado.

Vamos supor que você ative esse recurso em um compartilhamento em um dos seus Servidores de arquivos, então um usuário pela manhã acesse o drive de rede mapeado em sua estação de trabalho, e modifica um arquivo às 8:00 AM, e você configurou para que o Shadow Copies, possa ser executado a cada 1 hora, então as 11:00 AM, o usuário precisa retornar o seu arquivo na versão que estava as 9:00 AM, ele simplesmente acesso o drive de rede e escolhe a opção Previous Versions (Versões Anteriores), para restaurar ou copiar a versão que foi salva as 9:00 AM.


Ativando o Shadow Copies

Para que o Shadow Copies funcione você primeiro terá que ativar este recurso no servidor de arquivos. Siga os passos abaixo para ativar o Shadow Copies:

1. – Abra o Windows Explorer, e em seguida dê um clique com o botão direito do mouse no volume ou partição que você quer habilitar o Shadow Copies e escolha Properties (Propriedades). Selecione a guia Shadow Copies, para exibir a caixa de diálogo como mostra a figura 1.1.


FIGURA 1.1


2. Selecione o volume ou partição que você quer ativar o Shadow Copies e clique no botão Enable. Será exibida uma caixa de diálogo semelhante à figura 1.2, clique em Yes, para confirmar a ativação do Shadow Copies.


FIGURA 1.2


3. Após ativar o Shadow Copies no volume ou partição, clique no botão Settings, para configurar o agendamento do Shadow Copies (o horário que ele deverá ser executado) e o local onde ele irá armazenar os registros das versões dos arquivos. Como mostra a figura 1.3.


FIGURA 1.3


4. – Para personalizar o agendamento do Shadow Copies, clique no botão Schedule, para exibir a caixa de diálogo como mostra a figura 1.4.


FIGURA 1.4


Essas são as configurações necessárias para ativar o Shadow Copies no Servidor, agora você deverá instalar o Cliente do Shadow Copies.


Instalação do Cliente de Shadow Copies

Para que um usuário possa usar o recurso de Shadow Copies em uma pasta compartilhada no Servidor onde o recurso de Shadow Copies está ativado, você terá que instalar o cliente de Shadow Copies na máquina do usuário. Para instalar o cliente Shadow Copies acesse a pasta %systemroot%\system32\clients\twclient\x86\twcli32.msi em qualquer Servidor com o Windows Server 2003 instalado, e será carregada uma tela de instalação conforme mostra a figura 1.5.


FIGURA 1.5


Na tela final clique em Finish, para fechar a tela do Setup.

Para acessar o Shadow Copies na estação de trabalho cliente siga os passos abaixo:

1. No Windows Explorer clique com o botão direito do mouse no drive de rede no qual o Shadow Copies está ativo, e selecione a opção Properties (Propriedades).

2. Na janela Properties (Propriedades) do drive de rede clique na guia Previous Versions (Versões Anteriores). Será exibida uma tela com mostra a figura 1.6.


FIGURA 1.6


Como você pode ver é exibido uma lista das versões anteriores.

3. Selecione um das versões e clique no botão View, e será carregada uma janela com todo o conteúdo do drive de rede. Como mostra a figura 1.7.


FIGURA 1.7


4. Selecione um das versões e clique no botão Copy, e será carregada uma janela para que você selecione uma pasta de destino para onde será copiada a versão anterior com todo o conteúdo do drive de rede. Como mostra a figura 1.8.



5. Selecione um das versões e clique no botão Restore, para restaurar a versão anterior dessa pasta, com isso você irá substituir os dados da pasta atual pela versão anterior que você selecionou, se você confirmar essa operação você não poderá voltar a pasta a seu estado que estava antes da restauração. Como mostra a figura 1.9.


FIGURA 1.9


Antes de implementar essa solução faça uma planejamento para que você não tenha surpresas no futuro, porque por padrão esse recurso irá consumir 100 MB no mínimo para poder ser ativado em um volume ou partição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário