quarta-feira, 15 de julho de 2009

VNC (Conexão remota)

VNC
Introdução

VNC significa Virtual Network Computing e é um programa que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo. Muito semelhante a programas já conhecidos como o Carbon Copy ou o PC Anywhere, entretanto com algunas vantagens importantes:

  • O VNC é completamente gratuito!
  • Múltiplos usuários podem se conectar ao mesmo desktop, ideal para treinamento (você pode dar aos alunos acesso "read only" ao seu desktop).
  • Se a sua conexão cair, você não perde a sessão do VNC. Basta reconectar e as aplicações remotas estarão exatamente do mesmo jeito que estavam antes da conexão cair.
  • O visualizador do VNC é um programa de menos de 160Kb roda em Windows, OS/2, Linux, Unix, Amiga, Mac e até no Palm Pilot (embora eu acho que seja necessário muita rolagem para ver o desktop de um PC na tela do Pilot...). Não há necessidade de se instalar o visualizador, que pode ser executado diretamente de um disquete. Na verdade você não necessita de visualizador nenhum: qualquer browser com suporte a Java pode ser utilizado como visualizador.
  • O "servidor" do VNC hoje roda em Windows e em Unix (incluindo Linux) e está em desenvolvimento a versão Mac. O Windows pode controlar um desktop Linux e vice-versa, ou um Amiga pode controlar o seu Windows NT Server. O VNC é independente de plataforma.
  • O VNC utiliza TCP/IP, portanto você pode controlar outro computador via Internet.

Nem tudo são flores, entretanto. Se você está acostumado a utilizar programas de controle remoto para DOS e Windows, sentirá falta de alguns recursos no VNC:

  • O VNC não é capaz de discar ou de aceitar conexões via modem por si só. Ele funciona via TCP/IP exclusivamente.
  • O VNC não inclui recursos de impressão ou de cópia de arquivos do micro remoto para o micro local. Entretanto, essas deficiências podem ser compensadas pelo próprio TCP/IP. Existem na internet dezenas de servidores e clientes TCP/IP que podem ser utilizados para a cópia de arquivos, ou se você estiver em Linux, OS/2 ou Windows o sistema pode ser configurado para compartilhar arquivos pela conexão TCP/IP sem necessidade de software extra. E os servidores PPP disponíveis no Windows NT, Windows 98 (para o Windows 95 é necessário o Plus!), OS/2 e Linux podem permitir a máquia atender chamadas telefônicas e ser controlada via modem.Por fim, a falta de impressão também pode ser contornada pelos recursos de rede nativos do Windows, OS/2 e Linux, ou configurando um servidor LPD (também existem disponíveis na Internet).
  • O VNC surgiu como um projeto de pesquisa da Olivetti Research Laboratories, hoje propriedade da AT&T, cujo objetivo era criar um "terminal gráfico" de rede extremamente leve. O endereço atual da home-page do VNC é http://www.uk.research.att.com/vnc e neste local você encontra todas as versões do VNC para diversas plataformas, além de documentação e informações sobre como contribuir para o projeto.

Como funciona o VNC

O VNC utiliza dois componentes independentes, o servidor e o visualizador (cliente). O servidor fornece o desktop ao qual os clientes podem se conectar. Portanto, o computador a ser controlado remotamente tem que ter o VNC instalado e o servidor deve estar executando. Já o cliente necessita somente do visualizador do VNC (VNC Viewer) ou de um browser que suporte Java (Netscape 2.0 em diante, Internet Explorer 3.0 ou superior, Opera 3.0 e outros).

Múltiplos clientes (visualizadores) podem se conectar ao mesmo servidor, e no Windows isto significa que eles todos irão interagir com o mesmo desktop. Mas se o servidor for Unix (sempre que falarmos de Unix o Linux está incluído) há a opção de se conectar a um deskop já existente, compartilhado com outros usuários, ou de se conectar a um desktop exclusivo. Como o Unix é um sistema multiusuário podem haver vários desktops independentes sendo utilizados ao mesmo tempo por diferentes usuários. Já o Windows, mesmo o NT Server, é monousuário, e pode ter somente um único desktop ativo em um dado momento.

Note que neste ponto o VNC é diferente de produtos como o WinFrame da Citrix ou o Windows NT Terminal Server Edition, que teoricamente permitem a existência de diversos desktops simultâneos em um NT Server. Estes produtos modificam o kernel do NT na tentativa de torna-lo um sistema multiusuário, mas o resultado é instabilidade e incompatibilidade com diversas aplicações. Ocasionalmente você pode corromper o Registry do NT com um produto desses.

Por outro lado, o VNC permite que você administre remotamente um servidor NT sem necessidade de estar fisicamente presente. Se o servidor do VNC estiver rodando como um serviço, você pode assumir a tela de logon do console do servidor NT, realizar qualquer tarefa necessária, e depois dar um logoff. Desta forma o seu servidor pode ficar isolado em uma sala trancada, ou em uma bancada ou rack de servidores sem necessidade de um monitor SVGA e de um mouse.

Fonte: http://www.abusar.org

Por Fernando Lozano
http://www.lozano.eti.br/


Instalando o VNC

O VNC é distribuído em vários "Flavours", ou seja, versões com algumas características distintas entre si, que variam do gosto de quem faz a implementação. Segue abaixo uma lista dos Clientes/Servidores VNC mais famosos:

Seja qual for sua distribuição, a configuração é semelhante para todos. Utilizarei nesta configuração o TightVNC.

1 - Em primeiro lugar, se o seu modem é um roteador, libere as portas 5800 e 5900 dele. Veja no menu ao lado a marca e modelo do seu modem e siga o tutorial.

2 - Para roteadores, vamos precisar fazer a configuração para permitir loopbacks. No Windows XP, abra a pasta C:/Windows/System32/drivers/etc/ e abra no seu Bloco de Notas o arquivo HOSTS.


3 - Neste arquivo, você deve adicionar na primeira coluna o IP local e na segunda qual o endereço DNS a ser redirecionado para aquele endereço IP. O DNS pode ser inclusive seu IP da Internet.


Neste exemplo, usei o DNS fornecido gratuitamente pela DynDNS.org. Se você deseja obter um endereço de DNS como este, clique aqui.

4 - Salve o arquivo. Depois de devidamente instalado (servidor e cliente), pode ser que ele inicie automaticamente. Deverá aparecer perto do relógio um ícone braco com um V preto dentro.

5 - Se a tela de configuração não aparecer automaticamente, clique duas vezes sobre o ícone, e teremos a tela a seguir:

6 - Mude os dados acima conforme suas preferências.

Incoming Connections

Accept Socket Connections: Opção que deve estar obrigatoriamente habilitada para que seu servidor funcione.

Password: Senha que concede controle total sobre a máquina (mouse e teclado).

Password (View Only): Senha que concede apenas ver as telas da máquina.

Display or Port Numbers to Use: Aqui você decide se o programa determina as portas a serem usadas ou você. Se você já configurou o NAT do seu modem para as portas 5800 e 5900, deixe marcada a opção auto (Automático).

When Last Client Disconnects: Aqui você decide o que a máquina faz quando a última pessoa se desconecta dela: Do Nothing (não faça nada), Lock Workstation (trava o servidor para novas visitas) ou Logoff Workstation (deslogar no Windows).

Input Handling

Disable remote keyboard and modem: Desabilita teclado e ponteiro remotos. Por questões de segurança, habilite esta opção.

Disable local keyboard and pointer: Desabilita teclado e mouse locais. Deixe esta opção desmarcada, para evitar problemas na hora de sair do terminal.

Update Handling: Aqui você decide quais elementos devem ser sempre atualizados na sua tela.

Poll Foreground Window: Atualizar a janela da frente, no caso, a que você estiver usando.

Poll Window under Cursor: Atualizar a janela por onde o cursor passa.

Poll Console Windows Only: Atualizar janelas com caixa de texto.

Poll on Event Received Only: Atualizar janelas apenas no caso de recebimento de eventos.

Poll Full Screen: Atualizar tudo. Não recomendo para conexões lentas.

Bandwidth Optimizations

Remove Desktop Wallpaper on Client Connections: Não mostra o plano de fundo do computador. Recomendo usar esta opção.

7 - Clique agora em Advanced, e teremos a seguinte tela:

8 - Novamente, configure conforme suas preferências.

Query Settings

Query Console on Incoming Connections: Chama o painel de console para autenticação.

Query Timeout: Tempo máximo de espera para uso do console.

Default Action: Ação padrão do console quando não há resposta do usuário: Refuse (recusar) ou Accept (aceitar), esta última não recomendada.

Allow Option to Accept Without Authentication: Permite autorização sem autenticação.

Administration

Disable Empty Passwords: Não permite autenticação de senhas vazias. Recomendo deixar habilitado.

Allow Loopback Connections: Permite com que você se conecte a si mesmo. Recomendo para testes.

Allow Only Loopback Connections: Permite apenas que você conecte-se a si mesmo.

Log Information to WinVNC.log: Grava informações do seu servidor em um arquivo de log.

Log Detailed Debugging Information: Grava informações detalhadas de depuração de erros do servidor no log.

Web Access

Enable Built-In HTTP Daemon: Permite conexão do servidor pelo navegador, por interface Java. Recomendo deixar habilitado.

Connection Priority: Aqui você configura a prioridade da conexão para o servidor VNC.

Disconnect Existing Connections: Desconecta conexões existentes ativas.

Automatic Shared Sessions: Divide as sessões igualmente entre todas os clientes conectados.

Refuse Concurrent Connections: Recusa conexões concorrentes.

9 - Clique em Ok, e mais uma vez em Ok. Feito isso, você pode experimentar se conectar a si mesmo. Abra a tela do VNC Viewer (qualquer compressão) em Iniciar > Programas > TightVNC. Se você configurou tudo certinho, esta tela aparecerá:

10 - Digite sua senha, e repare que a janela irá se multiplicar. Isso é normal, visto que você está realmente abrindo uma janela dentro da outra. Você poderá ver que o ícone do VNC mudou de cor:

Sendo assim, para que os outros possam se conectar a você, há duas formas:

  1. Pelo VNC
    • Eles podem baixar o VNC e se conectar a você.
    • Forneça seu DNS ou IP.
    • Forneça a senha para View-Only.
  2. Pelo Browser

Nenhum comentário:

Postar um comentário